ABAIXO TODOS NOSSOS ENCONTROS
EM ORDEM DECRESCENTE
28º ENCONTRO
RETROSPECTIVA
RETROSPECTIVA
Planejamento, Rotina, Projetos e Sequência didática |
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
CIÊNCIAS |
CIÊNCIAS |
GEOGRAFIA |
HISTÓRIA |
HISTÓRIA |
HISTÓRIA |
HISTÓRIA |
HISTÓRIA |
MATEMÁTICA |
MATEMÁTICA |
MATEMÁTICA |
MATEMÁTICA |
MATEMÁTICA |
27º ENCONTRO
HETEROGENEIDADE
26º ENCONTRO
25º ENCONTRO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PROJETO DIDÁTICO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PROJETO DIDÁTICO
24º ENCONTRO
PRODUÇÃO DE TEXTO
Estudo e Oficina
23º ENCONTRO
METODOLOGIA DE LEITURA/
GÊNERO TEXTUAL
Vídeos
ZOOM
LEITURA OBJETIVA, INFERENCIAL E AVALIATIVA
ESTRATÉGIA É TUDO!
DIVERSIDADE TEXTUAL: Os gêneros na sala de aula
22º ENCONTRO
Professor você é o máximo!
Professor você é o máximo!
TRABALHO COLETIVO COM AS TURMAS Com base nas obras de Piet Mondrian, CONSTRUÇÃO COLETIVA SOBRE NOSSA TRAJETÓRIA |
21º ENCONTRO
GÊNEROS TEXTUAIS
GÊNEROS TEXTUAIS
Leitura deleite
O cangaceiro - em cordel
Disponível em:
ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO, ACESSANDO O SEGUINTE ENDEREÇO:
LETRA VIVA: práticas de leitura
e escrita
20º ENCONTRO
FABRICANDO JOGOS
FABRICANDO JOGOS
Leitura compartilhada
A corujinha cambalhota
ROLETA DO ALFABETO
DADOS
LETRA INICIAL
TABULEIRO DE FIGURAS
TRILHA SILÁBICA
VIRA LETRAS
19º ENCONTRO
LUDICIDADE NA SALA DE AULA
Músicas para dinâmica de grupo
(Cada cursista sai do seu lugar cantando sua música e encontra a parceira que esteja cantando a mesma música)
LEITURA COMPARTILHADA
18º ENCONTRO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO
Acolhida
Leitura para deleite
VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?
VOCÊ GOSTA DE BRINCAR DE QUÊ?
A gente não quer só ir pra escola,
na escola a gente quer...
BRINCAR É COISA SÉRIA?
“O
máximo de maturidade que um homem pode atingir
é quando ele tem a seriedade que
têm as crianças
quando brincam.”
(Nietzshe)
(Nietzshe)
Na
brincadeira infantil estão presentes três características:
A
IMAGINAÇÃO, A IMITAÇÃO E A REGRA.
Alfabetizar-letrando-brincando,
mais uma perspectiva para um trabalho
envolvente e dinamizador.
TRABALHANDO COM MOVIMENTO
E SONS DAS VOGAIS
As crianças elaboram os movimentos... Fazemos movimentos e cantamos ao mesmo tempo.
Mudamos as vogais e continuamos fazendo os gestos.
Há confusões devido à mudança da letra, mas é divertido!
DESPERTANDO SENTIMENTOS
Fechar os olhos e se deixar levar pelos sentimentos...
Que sentimentos foram despertados?
CANTANDO AS NOTAS MUSICAIS
Conhecendo e cantando a história das notas musicais!
CANTANDO e FAZENDO RITMO com Barbatuques
Cantar e fazer ritmos...
TRAVA-LÍNGUAS
CIRANDA
A força da ciranda na cultura indígena!
17º ENCONTRO
UM OLHAR SOBRE A LEI 10.639/03 E 11.645/08
POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO
MOMENTOS da PALESTRA
PROFª MARIANA ALMADA
CONSTRUINDO ABAYOMI
ABAYOMI: Boneca de pano, de
formas e tamanhos variados, sempre negra, de confecção muito simples, que não
utiliza cola nem costura e os retalhos são apenas amarrados.
Valoriza a cultura
afro e contribui para o reconhecimento da identidade afro-brasileira. O nome é
comum na África do Sul.
ABAY= ENCONTRO
PRECIOSO
Abayomi do Yorubá
(feminino) significa encontro feliz, encontro precioso, ou aquele que traz
felicidade ou alegria.
Pode ser traduzida como: Ofereço
para você o melhor que eu tenho em mim. Ou Aquel a que traz minhas qualidades.
SOBRE A LEI e DOCUMENTOS
Podemos fazer muito mais que a lei...
Acreditando que podemos ser melhores a cada dia,
com atitudes positivas e afirmativas em sala de aula!
ALGUNS RECURSOS
KIT "A COR DA CULTURA" Disponível também para fazer downloader no site (clicar no endereço abaixo): http://www.acordacultura.org.br/kit ou http://www.palmares.gov.br/2011/04/baixe-aqui-o-pacote-didatico-a-cor-da-cultura/ |
FILMES
FILME PARA AS CRIANÇAS: KIRIKU
MAURÍCIO PESTANA - CARTUNISTA DISPONÍVEL EM (clicar no endereço abaixo): http://www.mauriciopestana.com.br/index.php |
LIVROS
PEDAGOGICAMENTE FALANDO...
E AINDA FALAM QUE ACABOU A ESCRAVIDÃO... LEIA:
MÉDICO NEGRO CUBANO CHEGANDO AO BRASIL!!! |
E AINDA NOS PERGUNTAM O PORQUÊ DE SE TRABALHAR A TEMÁTICA???!!!
ABSURDO!!!
Um MÉDICO NEGRO avança altivo pelo corredor polonês que espreme a sua passagem na chegada a Fortaleza, 2ª feira. O funil do constrangimento é formado por jovens de jaleco da mesma cor alva da pele. Uivam, vaiam, ofendem o recém-chegado.Recitam um texto inoculado diuturnamente em sua mente pelas cantanhêdes, os gasparis e assemelhados.Centuriões de um conservadorismo rasteiro, mas incessante. É força de justiça creditar a esse pelotão a paternidade da linhagem, capaz de cometer o que a foto cristalizou para a memória destes tempos.
“ESCRAVO!” “ESCRAVO!” “ESCRAVO!”. Ecoa a falange cevada no pastejo da semi-informação, do preconceito e das tardes em shopping center.
Foi programada para cumprir esse papel, entre outros, de consequências até mais letais para a democracia e a civilização entre nós.
LEIA MAIS EM: http://www.cartamaior.com.br/
ACREDITEMOS!!!
16º ENCONTRO
ROTINA
Leitura Deleite
EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA
(Luís Fernando Veríssimo)
UM OLHAR SOBRE NOSSA ROTINA
REPENSANDO NOSSA ROTINA
ROTINA 1° ANO
ROTINA 2° ANO
ROTINA 3° ANO
15º ENCONTRO
PLANEJAMENTO
Leitura Deleite
Vídeo: Alice no país das maravilhas
Para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve! Veja:
Vídeo TV Escola: Alfabetização e Letramento (entrevista com Magda Soares)
Vídeo: MUITO DESGASTE SEM PLANEJAMENTO
14º ENCONTRO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
Leitura Deleite
A águia
Dinâmica para formação de grupos
13º ENCONTRO
AVALIAÇÃO FORMATIVA
12º ENCONTRO
REGISTRO DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES
Vídeo para início de conversa
CENTRAL DO BRASIL
11º ENCONTRO
PROGRESSÃO ESCOLAR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Leitura para deleite
O CORAÇÃO E A GARRAFA
10º ENCONTRO
FUNCIONAMENTO DE ESCRITA ALFABÉTICA
Leitura para deleite
A CASA SONOLENTA
A CASA SONOLENTA LIDA POR UMA CRIANÇA
“O
homem, por meio do seu corpo,
vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais num processo de inCORPOração (palavra e significativa).
Diz-se corretamente que um indivíduo incorpora algum novo comportamento ao conjunto de seus atos ou uma nova palavra ao seu repertório cognitivo.
Mais do que um aprendizado intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo cultural.
Em outros termos, o homem aprende a cultura por meio do seu corpo.”
Daolio (1995, p.39-40)
Diz-se corretamente que um indivíduo incorpora algum novo comportamento ao conjunto de seus atos ou uma nova palavra ao seu repertório cognitivo.
Mais do que um aprendizado intelectual, o indivíduo adquire um conteúdo cultural.
Em outros termos, o homem aprende a cultura por meio do seu corpo.”
Daolio (1995, p.39-40)
Obs.: Alguns jogos encontram-se na página inicial barra à direita
9º ENCONTRO
REGULARIDADES E IRREGULARIDADES DA LÍNGUA
ORTOGRAFIA NA SALA DE AULA
(PNAIC - UFPE)
ACESSE:
7º e 8° ENCONTRO
O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
VÍDEOS PNAIC
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
ASSISTA AOS VÍDEOS E FAÇA O SEU RELATÓRIO
BOM TRABALHO!
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3
ACESSE CLICANDO:
AVALIAR ...
Estabelecer Critérios, Objetivos, Resultados, Diagnóstico, Reorganização e Reflexão.
ATIVIDADE AVALIATIVA
5º ENCONTRO
COM TODOS OS PROFESSORES DO DF
SUA PRESENÇA É IMPORTANTE EM TODOS OS MOMENTOS DE FORMAÇÃO! |
4º ENCONTRO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
MIGUEL: UMA CRIANÇA DIFERENTE! "Ele gostava de ler... mas não os livros da escola." |
"POIS HÁ UM LUGAR
EM QUE O SOL BRILHA PRA VOCÊ..."
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
VÍDEO: COTIDIANO ESCOLAR
O QUE SENTE O NOSSO ALUNO?
VÍDEO: GENTILEZA GERA GENTILEZA
QUEM TEM DIREITOS E QUEM TEM DEVERES?
AVALIAÇÃO
TERMÔMETRO AVALIATIVO
APROVEITEM!
3° ENCONTRO
CURRÍCULO E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO DO PNAIC
CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO: O QUE ENSINAR NO TERCEIRO ANO D ENSINO FUNDAMENTAL
ASSISTA AO PROGRAMA DA TV ESCOLA :
O CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
ACESSE:
2° ENCONTRO
ESTUDO DAS DIRETRIZES DO BIA
MOTIVAÇÃO INICIAL
ESTUDO DAS DIRETRIZES DO BIA
MOTIVAÇÃO INICIAL
TRABALHAR COM O SISTEMA DE CICLOS É...
TRABALHAR EM EQUIPE!!!
DISCUSSÃO SOBRE O BIA PARA DAR INÍCIO AO PRIMEIRO MÓDULO DO PNAIC
INICIANDO A CONVERSA
CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
AVALIAÇÃO - QUAIS SÃO SUAS AMARRAS?
MOTIVAÇÃO INICIAL
1° ENCONTRO
CONSTRUÇÃO DA TEIA DE RELAÇÕES, CONHECIMENTO MÚTUO, INFORMES SOBRE O CURSO
PACIÊNCIA - LENINE
DIANTE DE TODA CORRERIA DO COTIDIANO - QUEM SOU EU? COMO SOU?
A MOÇA TECELÃ
TODA HISTÓRIA EM PPT - AO LADO |
AVALIAÇÃO
AMEI O BLOG DE VCS, PARABÉNS! SOU PROFESSORA ALFABETIZADORA E TANBÉM FIZ O CURSO DO PNAIC ONDE TIVE A OPORTUNIDADE DE REVER A MINHA POSTURA ENQUANTO ALFABETIZADORA E MUDAR O MEU MODO DE ENSINAR E DE APRENDER.
ResponderExcluir