CRA/PNAIC - CRE Santa Maria-DF

CRA/PNAIC - CRE Santa Maria-DF
"Todos juntos somos fortes!"

ENCONTROS: PNAIC LINGUAGENS

ABAIXO TODOS NOSSOS ENCONTROS

EM ORDEM DECRESCENTE

28º ENCONTRO
 RETROSPECTIVA
 
Planejamento, Rotina, Projetos e Sequência didática
 
 
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
 


ARTE



 
 
 
 
 
 





CIÊNCIAS
CIÊNCIAS

GEOGRAFIA











HISTÓRIA
HISTÓRIA


HISTÓRIA
HISTÓRIA

HISTÓRIA


MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA













27º ENCONTRO
HETEROGENEIDADE

















 





 

 





 
 
 


 



  
 
 
 
 
  26º ENCONTRO


25º ENCONTRO
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PROJETO DIDÁTICO
QUADRO RESUMO

   


24º ENCONTRO
PRODUÇÃO DE TEXTO

Estudo e Oficina

Leitura Deleite















23º ENCONTRO
METODOLOGIA DE LEITURA/
GÊNERO TEXTUAL

Vídeos

ZOOM

LEITURA OBJETIVA, INFERENCIAL E AVALIATIVA



ESTRATÉGIA É TUDO!




 DIVERSIDADE TEXTUAL: Os gêneros na sala de aula






22º ENCONTRO
Professor você é o máximo!

TRABALHO COLETIVO COM AS TURMAS
Com base nas obras de Piet Mondrian,
CONSTRUÇÃO COLETIVA SOBRE NOSSA TRAJETÓRIA






21º ENCONTRO
GÊNEROS TEXTUAIS

Leitura deleite

O cangaceiro - em cordel

Disponível em:







 
 
ASSISTIR AO VÍDEO ABAIXO,  ACESSANDO O SEGUINTE ENDEREÇO:
LETRA VIVA: práticas de leitura e escrita
 
 



TRABALHANDO EXPOSIÇÃO ORAL
 
TRABALHANDO OUT DOOR


TRABALHANDO FOLDER


TRABALHANDO CONVITE


TRABALHANDO BULA

TRABALHANDO MAPA
TRABALHANDO CARTAZ


TRABALHANDO FÁBULA








20º ENCONTRO
FABRICANDO JOGOS

Leitura compartilhada
A corujinha cambalhota



ROLETA DO ALFABETO



CORRIDA DAS LETRAS


 
 





 

 

 

 

DADOS



 


 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LETRA INICIAL

 
 

 TABULEIRO DE FIGURAS

 

TRILHA SILÁBICA

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
VIRA LETRAS

 
 
 



 19º ENCONTRO
LUDICIDADE NA SALA DE AULA
 
Músicas para dinâmica de grupo

(Cada cursista sai do seu lugar cantando sua música e encontra a parceira que esteja cantando a mesma música)
 
   LEITURA COMPARTILHADA





















18º ENCONTRO
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO


Acolhida
Leitura para deleite





VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

VOCÊ GOSTA DE BRINCAR DE QUÊ?





A gente não quer só ir pra escola,
na escola a gente quer...


BRINCAR É COISA SÉRIA?

“O máximo de maturidade que um homem pode atingir
é quando ele tem a seriedade que têm as crianças
quando brincam.”
                                 
(Nietzshe)


Na brincadeira infantil estão presentes três características:
A IMAGINAÇÃO, A IMITAÇÃO E A REGRA.

Alfabetizar-letrando-brincando,
 mais uma perspectiva para um trabalho
envolvente e dinamizador.

TRABALHANDO COM MOVIMENTO
E SONS DAS VOGAIS

As crianças elaboram os movimentos... Fazemos movimentos e cantamos ao mesmo tempo.
Mudamos as vogais e continuamos fazendo os gestos.
Há confusões devido à mudança da letra, mas é divertido!


DESPERTANDO SENTIMENTOS


Fechar os olhos e se deixar levar pelos sentimentos...
Que sentimentos foram despertados?

CANTANDO AS NOTAS MUSICAIS


Conhecendo e cantando a história das notas musicais!


CANTANDO e FAZENDO RITMO com Barbatuques


Cantar e fazer ritmos...

TRAVA-LÍNGUAS



CIRANDA



A força da ciranda na cultura indígena!



17º ENCONTRO
UM OLHAR SOBRE A LEI 10.639/03 E 11.645/08


 
POR UMA INFÂNCIA SEM RACISMO
 
 
 
MOMENTOS da PALESTRA
 
PROFª MARIANA ALMADA
 
 
 
 
CONSTRUINDO ABAYOMI
 
ABAYOMI: Boneca de pano, de formas e tamanhos variados, sempre negra, de confecção muito simples, que não utiliza cola nem costura e os retalhos são apenas amarrados.
Valoriza a cultura afro e contribui para o reconhecimento da identidade afro-brasileira. O nome é comum na África do Sul.
ABAY= ENCONTRO PRECIOSO
Abayomi do Yorubá (feminino) significa encontro feliz, encontro precioso, ou aquele que traz felicidade ou alegria.
Pode ser traduzida como: Ofereço para você o melhor que eu tenho em mim. Ou Aquel a que traz minhas qualidades.
 

 
SOBRE A LEI e DOCUMENTOS
 
Podemos fazer muito mais que a lei...
 
Acreditando que podemos ser melhores a cada dia,
com atitudes positivas e afirmativas em sala de aula!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ALGUNS RECURSOS
 
KIT "A COR DA CULTURA"

Disponível também para fazer downloader  no site
(clicar no endereço abaixo):

http://www.acordacultura.org.br/kit

ou

http://www.palmares.gov.br/2011/04/baixe-aqui-o-pacote-didatico-a-cor-da-cultura/
 
 
MAURÍCIO DE SOUZA - COM RESTRIÇÕES
 
FILMES
 


ALGUNS FILMES PARA PROFESSORES
SENSIBILIZAÇÃO E CONHECIMENTO
 
 
FILME PARA AS CRIANÇAS: KIRIKU

 
 
 
 
 
MAURÍCIO PESTANA - CARTUNISTA

DISPONÍVEL EM (clicar no endereço abaixo):

http://www.mauriciopestana.com.br/index.php

 LIVROS
 
 
 
 
 
 
 
 PEDAGOGICAMENTE FALANDO...
 







 ATIVANDO A MEMÓRIA COM MÚSICAS E IMAGENS...









E AINDA FALAM QUE ACABOU A ESCRAVIDÃO... LEIA:

MÉDICO NEGRO  CUBANO CHEGANDO AO BRASIL!!!

E AINDA NOS PERGUNTAM O PORQUÊ DE SE TRABALHAR A TEMÁTICA???!!!
ABSURDO!!!


 Um MÉDICO NEGRO avança altivo pelo corredor polonês que espreme a sua passagem na chegada a Fortaleza, 2ª feira. O funil do constrangimento é formado por jovens de jaleco da mesma cor alva da pele. Uivam, vaiam, ofendem o recém-chegado.Recitam um texto inoculado diuturnamente em sua mente pelas cantanhêdes, os gasparis e assemelhados.Centuriões de um conservadorismo rasteiro, mas incessante. É força de justiça creditar a esse pelotão a paternidade da linhagem, capaz de cometer o que a foto cristalizou para a memória destes tempos.
“ESCRAVO!” “ESCRAVO!” “ESCRAVO!”. Ecoa a falange cevada no pastejo da semi-informação, do preconceito e das tardes em shopping center.
Foi programada para cumprir esse papel, entre outros, de consequências até mais letais para a democracia e a civilização entre nós.

LEIA MAIS EM: http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=6&post_id=1307&utm_source=emailmanager&utm_medium=email&utm_campaign=Boletim_Carta_Maior__28082013

 

ACREDITEMOS!!!






 

 
 
 
 
 
16º ENCONTRO
ROTINA

Leitura Deleite

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA
 (Luís Fernando Veríssimo)



UM OLHAR SOBRE NOSSA ROTINA



REPENSANDO NOSSA ROTINA



ROTINA 1° ANO


ROTINA 2° ANO


ROTINA 3° ANO





15º ENCONTRO
PLANEJAMENTO

Leitura Deleite


Vídeo: Alice no país das maravilhas

Para quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve! Veja:



Vídeo TV Escola: Alfabetização e Letramento (entrevista com Magda Soares)



Vídeo: MUITO DESGASTE SEM PLANEJAMENTO




14º ENCONTRO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM

Leitura Deleite

A águia


Dinâmica para formação de grupos




 
13º ENCONTRO

AVALIAÇÃO FORMATIVA




12º ENCONTRO
REGISTRO DAS EXPERIÊNCIAS DOCENTES

Vídeo para início de conversa

CENTRAL DO BRASIL




11º ENCONTRO
PROGRESSÃO ESCOLAR NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO



Leitura para deleite

O CORAÇÃO E A GARRAFA



10º ENCONTRO
FUNCIONAMENTO DE ESCRITA ALFABÉTICA


Leitura para deleite
A CASA SONOLENTA


A CASA SONOLENTA LIDA POR UMA CRIANÇA


O homem, por meio do seu corpo, vai assimilando e se apropriando dos valores, normas e costumes sociais num processo de inCORPOração (palavra e significativa).
Diz-se corretamente que um indivíduo incorpora
algum novo comportamento ao conjunto de seus atos
ou uma nova palavra ao seu repertório cognitivo.
Mais do que um aprendizado intelectual, o indivíduo adquire um
conteúdo cultural.
Em outros termos, o homem aprende a cultura por meio do seu corpo.”
                                                          
Daolio (1995, p.39-40)

Obs.: Alguns jogos encontram-se na página inicial barra à direita


 9º ENCONTRO
REGULARIDADES E IRREGULARIDADES DA LÍNGUA


ORTOGRAFIA NA SALA DE AULA
(PNAIC - UFPE)

ACESSE:





7º e 8° ENCONTRO
O FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA



VÍDEOS PNAIC

SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA

ASSISTA AOS VÍDEOS E FAÇA O SEU RELATÓRIO
BOM TRABALHO!

PARTE 1

 
 
PARTE 2
 


PARTE 3

ACESSE CLICANDO:



 
MÚSICAS

(CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA)




 
 
AVALIAÇÃO





6º ENCONTRO
AVALIAÇÃO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO


 
 
AVALIAR ...
 
Estabelecer Critérios, Objetivos, Resultados, Diagnóstico, Reorganização e Reflexão.
 
 
 

 ATIVIDADE AVALIATIVA




5º ENCONTRO



COM TODOS OS PROFESSORES DO DF










 


SUA PRESENÇA É IMPORTANTE EM TODOS OS MOMENTOS DE FORMAÇÃO!



4º ENCONTRO
DIREITOS DE APRENDIZAGEM






MIGUEL: UMA CRIANÇA DIFERENTE!
"Ele gostava de ler...
mas não os livros da escola."




"POIS HÁ UM LUGAR 

EM QUE O SOL BRILHA PRA VOCÊ..."






DIREITOS DE APRENDIZAGEM


VÍDEO: COTIDIANO ESCOLAR 


O QUE SENTE O NOSSO ALUNO?

 

VÍDEO: GENTILEZA GERA GENTILEZA

 
QUEM TEM DIREITOS E QUEM TEM DEVERES?

 
AVALIAÇÃO

 
TERMÔMETRO AVALIATIVO

 
APROVEITEM!



  

3° ENCONTRO
CURRÍCULO E CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO DO PNAIC



CURRÍCULO  NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO 
ALFABETIZAÇÃO: O QUE ENSINAR NO TERCEIRO ANO D ENSINO FUNDAMENTAL



              ASSISTA AO PROGRAMA DA TV ESCOLA : 

                    O CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

 
ACESSE:




PARA AVALIAÇÃO DO ENCONTRO







2° ENCONTRO
ESTUDO DAS DIRETRIZES DO BIA



MOTIVAÇÃO INICIAL







TRABALHAR COM O SISTEMA DE CICLOS É...

TRABALHAR EM EQUIPE!!!





DISCUSSÃO SOBRE O BIA PARA DAR INÍCIO AO PRIMEIRO MÓDULO DO PNAIC





INICIANDO A CONVERSA

CURRÍCULO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO


AVALIAÇÃO - QUAIS SÃO SUAS AMARRAS?










MOTIVAÇÃO INICIAL





1° ENCONTRO
CONSTRUÇÃO DA TEIA DE RELAÇÕES, CONHECIMENTO MÚTUO, INFORMES SOBRE O CURSO



PACIÊNCIA - LENINE
DIANTE DE TODA CORRERIA DO COTIDIANO - QUEM SOU EU? COMO SOU?





A MOÇA TECELÃ

TODA HISTÓRIA EM PPT - AO LADO

 
  
AVALIAÇÃO 



Um comentário:

  1. AMEI O BLOG DE VCS, PARABÉNS! SOU PROFESSORA ALFABETIZADORA E TANBÉM FIZ O CURSO DO PNAIC ONDE TIVE A OPORTUNIDADE DE REVER A MINHA POSTURA ENQUANTO ALFABETIZADORA E MUDAR O MEU MODO DE ENSINAR E DE APRENDER.

    ResponderExcluir